quinta-feira, 24 de abril de 2014

Me Segue de Volta (na vida)?

                    Existe uma prática no twitter e em outras redes sociais que é bem interessante. Ela se chama "segue de volta"(sdv). O significado é simples e direto: Eu te sigo e você me segue de volta. Com o tempo surgiram até algumas variações como "like por like"(L4L) que é o mesmo conceito, mas nesta ocasião você curte uma postagem e a pessoa curte uma sua. Agora vem meu questionamento: pra que fazer isso?

                    A resposta mais rápida que me vem a cabeça é a carência. O mundo esta cada vez mais carente. As pessoas buscam carinho em todo lugar. No entanto, algumas se vendem por um like. O que elas não perceberam é que o like mendigado não foi sincero e a pessoa que você mendigou e as seguiu de volta também não quer saber da vida delas. 

                    Quando eu entrei no twitter, levava muito a sério isso. Se a pessoa me seguiu, eu deveria segui-la de volta. Achava que se eu não seguisse de volta a pessoa iria embora. Ou seja, a velha carência operando o sistema. O que isso me trouxe? Uma timeline cheia de coisas que não queria ver e o relacionamento com quem eu gostava ficava comprometido pelo tempo.

                    Depois de um tempo pensando, percebi uma coisa interessante. Aqui o mundo é virtual, mas, mesmo assim, tem um  pézinho no mundo real. O que a gente faz aqui tem um reflexo no cotidiano. Levando isso em consideração, pensei: Quantas amizades e likes nós não mendigamos na vida real? Aquela pessoa que nem sabe seu nome direito e você continua conversando e quase implorando pra ela ouvir o que você tem a dizer. Você fala por um bom tempo e depois percebe que a pessoa não tava nem te escutando. Faz coisas impossíveis para ouvir um obrigado. Quem nunca fez isso? 

                    Temos que entender que um relacionamento sem diálogo, não é um bom relacionamento. Se quando você fala, a pessoa sempre está prestando atenção em outra coisa, por que você continua atrás dela? Pare de gastar sua energia e seu tempo de sua vida finita com gente babaca. 

                    Crie vínculos verdadeiros com pessoas que pelo menos sabem o que você disse alguns dias atrás.  Um relacionamento sincero não vai apenas te seguir, vai andar ao seu lado. Sem esforço, ele já vai te curtir. Você não precisa se ajoelhar pra pessoa gostar de você. (No entanto, meu amigo, tenha amor próprio, né? Ninguém ama gente que se odeia).

                    Hoje só sigo no twitter, e na vida, quem eu considero especial. Eu ainda não tenho muitas certezas sobre a vida, mas eu sei muito bem o que eu não quero: Amigos que não saibam respeitar quem eu sou ou o que eu penso. Por que você vai debilitar sua saúde andando com pessoas ou indo lugares que só te fazem mal? 

                    Uma coisa eu aprendi nesses últimos meses. Nós não mudamos ninguém. Fiz até uma analogia outro dia no twitter nos comparando à átomos. Podemos perder ou ganhar alguns elétrons, mas a essência é a mesma. Ou seja, as pessoas podem até transformar alguns hábitos, mas a essência vai continuar a mesma. Por isso, não vamos gastar tempo e saliva nos justificando para pessoas que ficam nos contrariando, porque elas nunca vão mudar sua essência como pessoa. Elas não estão erradas, nem nós. É que cada um é cabeça dura no que escolhe ser. Em pequenas coisas até acho válido, mas na essência da pessoa, é perda de tempo.

                    Portanto, aprenda a se amar. Siga, no twitter e na vida, pessoas que te inspiram a ser melhor. Crie vínculos que proporcione crescimento na sua vida. Não estou falando em ser interesseiro. Estou dizendo o que aquele velho ditado diz: "diga-me com quem tu andas e direi quem tu és". E o modernizando, eu diria: "diga-me quem tu segues e eu direi quem tu és". Se faça essa pergunta. Você tem crescido ou declinado na vida por conta dos relacionamentos?

                    Um homem da Bíblia, chamado Paulo, deu um conselho à nós. Disse para evitarmos o que nos inquieta, o que nos deixa nervoso, o que nos deixa triste e deixar isso de lado quando possível. Ao invés disso, ele nos aconselhou a sempre nos cercar de coisas boas, que nos inspiram a ser pessoas melhores, que nos ensina a amar e que traz felicidade e paz. Portanto a decisão é sua dê follow no que te acrescenta e dê unfollow naquilo que só te faz mal. 



Conversas comigo mesmo - 02
Kendi Wakizaka

Nenhum comentário:

Postar um comentário