quinta-feira, 15 de maio de 2014

O Jeitinho Brasileiro

          Um contraste nos jornais: Em São Paulo pessoas manifestando contra a corrupção do governo e em Pernambuco a corrupção de algumas pessoas que aproveitaram a greve dos policiais para cometer crimes. Sobre a questão da corrupção, não existem mocinhos ou bandidos. Pois todos cultivam as pequenas corrupções do dia a dia. O brasileiro é contra a corrupção na política, mas o "jeitinho brasileiro" é encarado com normalidade. A famosa "Lei de Gerson" faz parte do cotidiano brasileiro, por isso a corrupção na política é apenas um reflexo das corrupções de cada brasileiro.

          Todos praticam pequenas corrupções no dia a dia. Uma mentira, uma música baixada, um atestado médico adulterado, trair amigos ou amores, entre tantas outras coisas. A pessoa sabe que está errado, mas como vai levar vantagem, omite alguns dados, mente em outros e no final das contas ninguém acha errado. Já é normal. É o "jeitinho brasileiro". No entanto, pode ter o apelido que for, são corrupções que o povo finge que não vê.

          Para os brasileiros o culpado é sempre o governo. Contudo, o que eles fazem é apenas um reflexo da corrupção que o povo faz no dia a dia. A diferença é na grandiosidade dos fatos. Corrupção não deixa de ser corrupção por ser pequenos atos debaixo dos panos ou grandes escândalos estampados nos jornais. Se o brasileiro não se choca com pequenas corrupções, é estranho criticar as grandes corrupções. O governo é culpado, mas o povo também.

          A corrupção faz parte do ser humano. Sendo político ou não, as pessoas sempre querem levar vantagem em tudo. Portanto, enquanto o povo brasileiros encarar o "Jeitinho Brasileiro" com normalidade, a corrupção continuará nas ruas e na política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário